REINO DE BENIN
O Reino de Benin se localiza a sudoeste de Ife. Desenvolveu-se nos séculos XII e XIII, onde hoje situa-se os estados nigeriano e camaronês. Os primeiros relatos escritos de Benin, foram realizado por um comerciante de escravos português no final do século XV, após um século ao realizar uma missão, os holandeses comparam Benin com a grandiosa Amstedã.
A monarquia de Benin é muito semelhante a de Ife. O primeiro monarca ou Oba de Benin foi descendente de Oduduwa. Conta a lenda que o Oduduwa se relacionou com a filha do chefe local, com quem teve um filho no pouco tempo que ficou em Benin. O seu filho chamado de Eweka foi considerado o rei pela população de Benin.
Com o governo de Eweru durante o século XV, o território de Benin se expandiu, tanto quanto o comércio com os europeus. Os principais produtos de exportação eram pimenta, marfi, tecido e escravo.
Com a exportação de escravos locais, a redução da população foi inevitável. O modo encontrado para prevenir a situação, foi proibir a exportação de escravos masculinos.
Os Obas eram os protetores de artesãos e artistas, que tinham a especialidade de esculpir bronze e cobre.
O fim do Reino de Benin aconteceu no século XIX, com o domínio inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário